Segundo ciclo de atividades da disciplina - mês de abril

A disciplina está organizada em ciclos pedagógicos mensais. Cada ciclo é constituído por três situacões de ensino igualmente importantes:

Observação dos diferentes cenários:

Os estudantes, em duplas, serão observadores nos vários cenários do Complexo Assitencial da UNIFESP, em que se realizam os atendimentos aos pacientes.


Discussão e elaboração das vivências e observações realizadas pelos estudantes:

Em dias determinados, acontecerá a discussão e a elaboração das vivências e observações dos estudantes. Essas discussões serão coordenadas por professores que formarão um grupo fixo com seus estudantes. Essa organização facilitará a construção do vínculo e permitirá um maior aprofundamento das questões que serão levantadas.


Discussão entre os docentes e demais profissionais que participam da disciplina:

Encontro dos docentes e demais profissionais para acompanhamento das vivências dos estudantes com o objetivo de identificar situações problemas que precisam ser equacionadas, avaliar cada etapa do trabalho realizado para buscar melhorias no processo como um todo.

Esperamos que todos aproveitem a oportunidade para construir novos conhecimentos e aribuir novos significados a outros saberes já existentes.

Desejamos um ótimo trabalho a todos!!

Professores da OPM









24 de março de 2011

Programa da Disciplina

Objetivos educacionais da disicplina
Criar condiçoes de aproximação progressiva do estudante à prática médica, em diferentes contextos e cenários. Essa aproximação permitirá uma integração desde do início da formação dos estudanres entre a sala de aula e o campo de atuação médica.

Programa
Os estudantes, organizados em duplas, serão observadores nos vários cenários do Complexo Assistencial da UNIFESP, nos quais se realizam os atendimentos aos pacientes.

As observações serão realizadas em quatro dias distintos (17/03, 07/04, 05/05, 02/06).

Os cenários a serem visitados para observação incluem:
* Centro Obstétrico
* PSF/UBS - Unidades Básicas de Saúde
* Hospital São Paulo I
* Hospital São Paulo II

As observações seguem um roteiro e serão acompanhadas por professores ou médicos que atuam no respectivo cenário.

Em outros dias determinados, haverá a discussão e a elaboração das vivências e observações realizadas pelos estudantes. Tais discussões serão coordenadas por professores e os estudantes estarão organizados em grupos fixos.

Dias das discussões: 24/03, 14/04, 12/05 e 09/06. As atividades começam sempre às 8h.

Orientações importantes:
É obrigatório o uso de avental nas práticas
É expressamente proibido o uso de chinelos e bermudas