Segundo ciclo de atividades da disciplina - mês de abril

A disciplina está organizada em ciclos pedagógicos mensais. Cada ciclo é constituído por três situacões de ensino igualmente importantes:

Observação dos diferentes cenários:

Os estudantes, em duplas, serão observadores nos vários cenários do Complexo Assitencial da UNIFESP, em que se realizam os atendimentos aos pacientes.


Discussão e elaboração das vivências e observações realizadas pelos estudantes:

Em dias determinados, acontecerá a discussão e a elaboração das vivências e observações dos estudantes. Essas discussões serão coordenadas por professores que formarão um grupo fixo com seus estudantes. Essa organização facilitará a construção do vínculo e permitirá um maior aprofundamento das questões que serão levantadas.


Discussão entre os docentes e demais profissionais que participam da disciplina:

Encontro dos docentes e demais profissionais para acompanhamento das vivências dos estudantes com o objetivo de identificar situações problemas que precisam ser equacionadas, avaliar cada etapa do trabalho realizado para buscar melhorias no processo como um todo.

Esperamos que todos aproveitem a oportunidade para construir novos conhecimentos e aribuir novos significados a outros saberes já existentes.

Desejamos um ótimo trabalho a todos!!

Professores da OPM









22 de agosto de 2010

Contribuições dos Professores - junho de 2010

Na última discussão do professores sobre a disciplina OPM – Observações da Prática Médica, foi destacada mais uma vez, pelos professores, a relevância da unidade curricular na formação dos futuros profissionais da área médica.
Todos os docentes e profissionais da área da saúde que participam da disciplina consideraram que os objetivos educacionais são importantes e as atividades propostas para os alunos vivenciarem durante as visitas e as discussões contribuem efetivamente para ampliar e, algumas vezes, desmistificar, a visão que os alunos trazem ao ingressar no curso.
Outro aspecto discutido pelo grupo de docentes foi a complexidade de organização de todo o processo devido ao número de profissionais envolvidos e a variedade de cenários visitados pelos alunos. Por esse motivo, foi pactuado continuar com as reuniões docentes com frequência mensal, para planejar e organizar a unidade curricular que será oferecida no primeiro semestre de 2011. Também foi identificada a necessidade de elaboração de registros sobre as discussões com os alunos e com os docentes e profissionais de modo a compartilhar tais informações e conhecimentos com todos os profissionais que receberam os alunos e participaram da disciplina.