Segundo ciclo de atividades da disciplina - mês de abril

A disciplina está organizada em ciclos pedagógicos mensais. Cada ciclo é constituído por três situacões de ensino igualmente importantes:

Observação dos diferentes cenários:

Os estudantes, em duplas, serão observadores nos vários cenários do Complexo Assitencial da UNIFESP, em que se realizam os atendimentos aos pacientes.


Discussão e elaboração das vivências e observações realizadas pelos estudantes:

Em dias determinados, acontecerá a discussão e a elaboração das vivências e observações dos estudantes. Essas discussões serão coordenadas por professores que formarão um grupo fixo com seus estudantes. Essa organização facilitará a construção do vínculo e permitirá um maior aprofundamento das questões que serão levantadas.


Discussão entre os docentes e demais profissionais que participam da disciplina:

Encontro dos docentes e demais profissionais para acompanhamento das vivências dos estudantes com o objetivo de identificar situações problemas que precisam ser equacionadas, avaliar cada etapa do trabalho realizado para buscar melhorias no processo como um todo.

Esperamos que todos aproveitem a oportunidade para construir novos conhecimentos e aribuir novos significados a outros saberes já existentes.

Desejamos um ótimo trabalho a todos!!

Professores da OPM









22 de agosto de 2010

Relato de alunos da turma do 1o semestre de 2010

“O médico que nos atendeu foi muito simpático e prestativo. Ele nos deixou observar tudos, perguntar muito e nos fez sentir parte daquele ambiente (centro cirúrgico)que também será nosso local de estudo e trabalho."

“Fiquei muito atento às palavras proferidas pelo professor no momento da visita, sua sabedoria era visível e a forma como demonstrava suas idéias e comentários não me deixava perder nada do que veríamos naquele dia. Escutei com atenção desde as histórias e problemas do Hospital São Paulo até os procedimentos cirúrgicos que eram detalhados por ele nos momentos em que nos encontrávamos em sala operatória.”

“Um dos anestesistas me levou para fora da sala e explicou-me como deveria ser feita a higienização das mãos: o simples fato de ter a experiência de não apenas observar como se faz isso, mas vivenciar foi um marco importante nesse primeiro ano de graduação(...) pude ficar lado a lado com os médicos, vestida como eles e recebendo as explicações do que estavam fazendo. A experiência dessa última visita do módulo de observação da prática médica foi muito válida no que se refere ao conhecimento de uma especialidade de difícil acesso pelo público, da rotina do medico e dos residentes, do espaço físico hospitalar e, principalmente da oportunidade de participar de uma experiência foi muito relevante.”